MATERIAIS UTILIZADOS
- 60g de nitrato de sódio
- 40g de açúcar comum
- 1 colher (sopa) bicarbonato de sódio
- 1 vela de festa (pavio)
- 1 tubo de papel com cerca de 15 cm (rolo de papel toalha ou de papel alumínio)
- Fita isolante preta
- Corante químico (opcional, caso queira uma fumaça colorida)
- Panela
- Fogão o fogareiro
- Fósforo
- Lápis comum
PROCEDIMENTOS
Obs.: O corante químico e o nitrato de potássio devem ser obtidos em casas especializadas em produtos químicos.
- O reagente usado é bem semelhante à pólvora, por isso o processo de mistura de todos os reagentes deve ser realizado em fogo brando, retirando a panela do fogo a cada adição de reagente, já que o aquecimento desordenado poderá fazer com que ocorra a combustão deste reagente.
- Coloque na panela 60 g de nitrato de potássio e em seguida 40 gramas de açúcar, misture bem a cada adição. Continue mexendo até que a mistura comece a caramelizar.
- Imediatamente no momento em que a mistura adquirir um aspecto de calda de açúcar , adicione 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio (este tem a função de inibir a combustão). Mexa bastante até que a mistura fique homogênea. Perceba que após adicionar o bicabonato de sódio o volume irá aumentar, continue mexendo e nesse momento adicione o corante, caso queira uma fumaça colorida. Misture bem até que adquira um aspecto uniforme.
- Pegue o tubo de papel, vede um dos lados dele com fita isolante e coloque dentro dele toda a mistura da bomba usando uma colher, corte o pedaço do tubo que por ventura venha a sobrar sem a mistura. Com um lápis comum faça um furo no centro da mistura para colocar posteriormente a vela de festa que servirá de pavio.
- Deixe esfriar por pelo menos 30 minutos. Assim a mistura já estará solidificada e pode ser colocado o pavio, deixando cerca de 5 cm para fora e fixando-o no centro com um chumaço de algodão.
- Enrole todo o tubo de papel com fita isolante preta e feche a parte do pavio do mesmo modo que fechou a parte oposta.
- Sua bomba de fumaça está pronta.
CUIDADOS ESSENCIAIS DE SEGURANÇA
- A queima da bomba deve ser feito em local aberto, arejado e longe de produtos inflamáveis, como em um quintal de casa por exemplo.
- Siga o modo de preparo exatamente como indicado, para que não ocorra o risco dos reagentes entrarem em combustão antes da bomba estar preparada como necessário para que o risco de queimaduras seja mínimo.
- Já que a mistura é uma espécie de pólvora mais de qualidade inferior e o tubo usado é de papel não há risco de explosões, nem lançamento de estilhaços.
- Sem o corante o gás formado não é tóxico e o odor é de açúcar queimado, mas mesmo assim recomenda-se não inalar a fumaça, especialmente por pessoas com problemas respiratórios.
- A queima dura em média entre 1 e 2 minutos.
- Não use a bomba de fumaça para nenhum tipo de trote, susto ou festa... isto, é um experimento químico e não uma brincadeira.
FALANDO UM POUCO DA TERMODINÂMICA
Durante as realizações de experimentos podemos verificar que nos fenômenos físicos e químicos ocorrem variações de temperatura, havendo então trocas de calor, ou seja, variação de energia e realização de trabalho.
A parte da química que estuda essas oscilações de energia dos materiais e suas reações, analisando se houve perda ou ganho de energia é a Termoquímica.
Ao tratarmos dessa variação de calor, podemos dividir os processos ou reações químicas em endotérmicas e exotérmicas.
Reações endotérmicas
Quando a reação ocorre com absorção de calor (endo = para dentro).
Dois exemplos bem conhecidos de reações endotérmicas é a fotossíntese das plantas, já que ela só acontece com um fornecimento contínuo de energia e a fusão do gelo, que só ocorre por meio da absorção de calor, que rompe as ligações de hidrogênio entre as moléculas de água e a muda do sólido para o líquido.
Reações exotérmicas
Quando a reação ocorre com liberação de calor (exo = para fora)
Usando novamente a água como exemplo, na sua transformação do estado gasoso para o líquido temos uma reação exotérmica. Isso acontece na sauna, quando o vapor d’água se transforma em água líquida, formando ligações de hidrogênio, liberando então calor.
Outro exemplo bem conhecido é a reação de combustão, o carvão, por exemplo, quando queimado, libera calor. Todas as reações de combustão são exotérmicas.
Espero que tenham achado o experimento interessante. Lembrando que experimento não é brincadeira. Tomem todos os cuidados necessários para a sua segurança e a dos demais envolvidos. Até semana que vem...
ATENÇÃO: Esse experimento não deve ser feito por crianças, e quando feito por adultos, seguir todos os cuidados, evitando assim acidentes !!
ATENÇÃO: Esse experimento não deve ser feito por crianças, e quando feito por adultos, seguir todos os cuidados, evitando assim acidentes !!
REFERÊNCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário